A preferência pelo mais moderno é uma realidade bem visível, quer seja na tecnologia, na moda, na arquitectura, na gastronomia, como também na decoração. No que diz respeito a esta última opção, é muito comum quem pretende construir casas de raiz pensar logo numa decoração bem contemporânea, até porque a própria construção já é, por norma, bem moderna. Contudo, saibam que este tipo de decoração é muito versátil e adaptável a qualquer tipo de ambiente. Há até quem mescle o moderno com o mais tradicional e em casas tipicamente rurais! ☺

Querem saber como?

Portanto, se gostariam de decorar o vosso espaço com um toque contemporâneo, alegrem-se, porque é muito mais fácil do que parece e existem várias opções disponíveis, das quais destaco estas 6 dicas de decoração contemporânea:

  • Estilo minimalista 

Uma decoração moderna é muito minimalista, ou seja, exige poucos acessórios, poucos quadros nas paredes e apenas o mobiliário essencial. É uma decoração muito simples, muito “clean”, que dá sempre uma ideia de espaços amplos e limpos.

  • Ambientes práticos

Os ambientes de uma decoração contemporânea devem ser os mais simples e práticos possíveis, por exemplo, através de móveis e armários multi-funções, de forma a serem fáceis e rápidos de usar e de aceder. E numa vida tão agitada e atarefada como a nossa, não há nada melhor do que não andar a perder muito tempo com a execução das tarefas do dia-a-dia.

 

  • Cores brancas e pretas

As cores brancas e pretas, individuais e mescladas em padrões (geométricos e listrados), predominam nesta decoração, o que a torna bem simples, mas, ao mesmo tempo, muito elegante. O cinzento é outra cor muito escolhida para estes ambientes, assim como qualquer tom mais neutro. No entanto, caso gostem muito das cores fortes e chamativas, escolham duas ou três, no máximo, e coloquem-nas em pontos estratégicos, para conseguirem combinar com as restantes.

  • Acessórios decorativos imponentes

Esta é outra característica a reter. Apesar de serem em pequeno número, os acessórios decorativos devem ser imponentes e apresentar uma boa qualidade, de maneira a poderem marcar grande presença nas divisões onde estão inseridos. E não é muito difícil encontrá-los à venda, pois em qualquer centro comercial existem uma ou mais lojas da especialidade.

  • Mobiliário feito com diversos materiais

Existe também uma diversidade dos materiais no mobiliário, que é maioritariamente simples, baixo e com linhas muito rectas. Neste sentido, a aposta não deve ser feita apenas em móveis de madeira, mas também naqueles que combinem vários materiais, como a pedra, o aço, o vidro, o metal, etc.

  • Iluminação ampla e mais ecológica

Numa decoração contemporânea esqueçam os imensos candeeiros espalhados pela casa. Existem candeeiros, sim, mas poucos, sendo que estes também servem como objectos decorativos. Dá-se também primazia a lâmpadas LED (visto serem bem mais ecológicas e económicas), com reguladores de intensidade, colocadas preferencialmente nos tectos das divisões ou em locais específicos – onde haja realmente uma necessidade de luz (locais de leitura, por exemplo).

Deixo-vos também algumas sugestões que comprovam todas as ideias que acabei de mencionar. Espero que gostem tanto quanto eu e que vos despertem o bichinho da decoração contemporânea! ☺

  

imagem-2 imagem-1

imagem-3 imagem-4

imagem-5 imagem-6

imagem-7 imagem-8

imagem-9 imagem-10  

Fonte das imagens: Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *